Zhang Yimou

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou

domingo, 11 de maio de 2014

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou


Zhang Yimou



Texto por Cybele Nascimento


Zhang Yimou é um dos percussores do movimento da Quinta Geração, que viria a ser o inicio do “cinema novo” chinês, surgido com a primeira turma da reaberta Academia de Cinema de Pequim em 1976. Importante referência ao cinema oriental, o diretor se tornou destaque internacional por filmes expositivos da realidade da China pós-Revolução Cultural.

Nasceu na cidade de Xian, em 1951. Vindo de uma família aristocratística de militares nacionalistas do partido Kuomintang, passou os medos e a exposição de ser do ramo da sociedade que foi perseguido pela ascensão do Partido Comunista na China e a seguinte Revolução Cultural, que o teria marcado por toda sua vida, e que se reflete ativamente em seu trabalho.

Passou dificuldades financeiras antes da fama: abandonou a escola, e durante a adolescência trabalhou em uma plantação de algodão, e logo depois na indústria têxtil. Autodidata, pintava telas e começou a praticar fotografia, chegando a vender o próprio sangue para conseguir comprar a primeira câmera. 


"Eu não sou Ang Lee que conhece tanto o mercado ocidental e o gosto das audiências ocidentais".

Idealizada pelo revolucionário Mao Tse-tung nos anos sessenta, a Revolução Cultural surgiu em consequência da campanha Grande Salto para a Frente (1958-1960), que pretendia industrializar a modernizar o país em poucos anos. Entretanto, esse plano se iniciou falho, ao obrigar que camponeses se juntassem em grandes comunas agrícolas, instalando siderúrgicas de tecnologia bastante rudimentares em todo o país, principalmente em locais remotos. O resultado foi catastrófico, pois milhões de camponeses morreram de fome e a economia sofreu uma desorganização total.

A campanha foi motivo de intensas criticas por parte da população, o que consequentemente levou o país a uma série crise social, e a manifestações e rebeliões do povo chinês. Nesse momento, o Partido Comunista preocupado com a situação, partiu para a defesa, tentando evitar qualquer traço que levasse ao antigo regime capitalista. Assim surgiu o que seria a Grande Revolução Cultural Proletária, que tinha como principais militâncias a juventude acadêmica das universidades do país. O arrebatamento dos jovens foi bem sucedido, e logo o governo da China possuía um grupo popular suficiente para controlar as insatisfações e defender o Partido de quaisquer manifestações contrarias.


Zhang Yimou e Gong Li nos anos oitenta.

Além das questões políticas da Revolução, o movimento procurou limpar as “impurezas” culturais do país. Milhares de templos religiosos foram destruídos, como também livros e filmes foram proibidos. Intelectuais e professores foram presos ou mortos, chegando ao ponto de poucas universidades chinesas ainda estarem de pé. Esta parte da história é constantemente remetida nos filmes de Yimou, tendo o mais recente Coming Home (Gui Lai, China, 2014) um exemplo, e principalmente Tempo de Viver (Hoozhe, China, 1994). O que a China hoje chama de os “dez anos perdidos”, viria ser uma importante face da história do país, e que seu fim culminaria com a morte de Mao Tse-tung em 1976.

Neste mesmo ano, depois dos dez anos sem nenhuma produção cinematográfica ou demanda de ensino, a Academia de Cinema de Pequim abriu concurso para 30 alunos. A procura foi tão grande que mais de três mil candidatos se inscreveram para concorrer à vaga. Eram pessoas sem nenhum tipo de escolaridade, todos operários e camponeses que viram no curso uma oportunidade para mudar de vida. Zhang Yimou que ainda trabalhava na indústria têxtil nesse período, já alcançava 27 anos, um ano a mais do que permitia o edital. Montando um portfólio com suas fotografias, e vídeos amadores, conseguiu uma vaga no curso de cinegrafista. Entre seus colegas estavam Chen Kaige de Adeus, Minha Concubina (Ba Wang Bie Ji, China, 1993) e Tian Zhuangzhuang de O Sonho Azul (Lan Feng Zheng, China, 1993)2 e o compositor Jiping Zhao que viria a trabalhar com Yimou na maioria de seus filmes.

É fato entender que a academia fora reaberta unicamente pela necessidade do governo chinês em produzir propagandas políticas que facilitassem a nova abertura do governo para o mundo, e por entender a necessidade de se modernizar. A maioria dos professores estavam presos, ou não serviam para lecionar o que viria ser a nova leva de diretores chineses. Com a falta de corpo docente e principalmente de estrutura material para o ensino, os alunos precisavam aprender e buscar conhecimento sobre cinema sozinhos, passando a dedicar horas assistindo filmes do arquivo nacional. 

A aprendizagem viria com produções soviéticas e americanas, europeias e japonesas, assim como os clássicos chineses de antes do período amargo da Revolução Cultural. Segundo Chen Kaige, os filmes da época revolucionária e os americanos não eram suficientes: “Não gostávamos muito de Hollywood. A história era demasiada bem ‘cosida’, não era muito verdadeira. Detestávamos os filmes de Yunan. Mas redescobrimos o nosso cinema, o dos anos 30 e 40”. (KAIGE apud SOUSA, 2014).

A característica principal dos alunos dessa turma seria a de entender e saber driblar a forte censura do Partido Comunista. Entretanto para Zhang Yimou em seus primeiros filmes seria importante que a história fosse repassada, para então se focalizar no presente do país da época.


Caricatura comemorativa das Olimpíadas de Pequim de 2008, onde Zhang Yimou dirigiu a cerimônia de abertura.


Assim começa com Sorgo Vermelho (Hong Gao Liang, China, 1987), filme com temática histórica, e tem o roteiro adaptado da obra de Mo Yan (Guan Moye), escritor chinês que no ano de 2012 ganhou o Nobel de Literatura. Abordando o período de invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, Zhang Yimou reconstrói a pobreza do povo chinês, em contraponto com a crueza dos atos japoneses. Narrado pelo neto da protagonista (no caso personagem de Gong Li, primeiro filme da parceria de anos entre o diretor e a atriz), o filme trabalha com uma edição em que não se é especifico a passagem de tempo, mas com uma transição organizada, bem orientada para o espectador e esteticamente bela para a chegada inesperada dos japoneses, que destroem a harmonia do pequeno universo camponês que Zhang constrói.


"Para fazer arte, deve-se sempre lembrar: temas de pessoas na miséria têm significados profundos".

Trazendo a cor que define o filme no título, o vermelho seria a marca deste e dos próximos filmes históricos do diretor, Amor e Sedução (Ju Dou, China, 1990) e Lanternas Vermelhas (Da Hong Deng Long Gao Gao Gua, China, 1991), que trazem o vermelho como a cor dos ambientes e da vida das pessoas retratadas. Não é só o sorgo das plantações ou as lanternas da casa das esposas que o vermelho representa, mas principalmente o sangue dos violentos fatos narrados, visto que todos terminam em tragédias. Essa utilização da fotografia com cores saturadas e com aparência tão “pictórica” viria ser a característica mais visível nas obras do autor. Além de identificar como uma das principais tendências e influências que o cinema da quinta geração adquiriu do cinema americano, que foi o aprimoramento na direção de fotografia.

Outra forte tendência e característica que viria a ser visível nos trabalhos de Zhang é a admiração pela Ópera de Pequim. Os filmes teriam detalhes e cenas em longas tomadas e câmeras lentas, sempre envoltas em músicas densas e singulares, criando imagens operísticas. Tal admiração foi o que levou o autor passar o filme Lanternas Vermelhas para um espetáculo de balé, sob sua direção no Balé Nacional da China.



No ano de 1999, o diretor apresentou o que seria o seu "ultimo filme social", o belíssimo Nenhum a Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao, China, 1999). Bastante premiado, após este Zhang não apresentaria novamente a simplicidade do povo como temática de suas produções, e passando a se dedicar a filmes mais elaborados tecnicamente. Com Herói (Ying Xiong, China, 2002) passa a demonstrar sua nova faceta, em que as artes marciais se tornam danças em um balé operístico, com cenários, figurinos e fotografia perfeitos.


"As pessoas na miséria é o que mais importa na arte".
Entretanto, como em diversas entrevistas o próprio autor define, não acredita que houve mudanças, mas apenas aperfeiçoamentos. Enfim, o fato é que mesmo com mudanças, a qualidade ainda é visível e admirável.

Referências
MARTIN, Marcel.; NEVES, Paulo; SCHVARTZMAN, Sheila. A linguagem cinematográfica. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011. 303 p. ISBN 9788511220278.
SAFFIOTI, H. I.B. Ontogênese e filogênese do gênero: ordem patriarcal de gênero e a violência masculina contra mulheres. Série Estudos e Ensaios -FLACSO-Brasil. Rio de Janeiro, Jun. 2009. Disponível em: <http://www.flacso.org.br/portal/pdf/serie_estudos_ensaios/Heleieth_Saffioti.pdf>. Acesso em: 15 de out. 2014.
SOUSA, P. T. A Quinta Geração: para a Cloro por tudo. Disponível em: <http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=1&doc=6998&mid=2>. Acesso em: 15 de out. 2014.
IMDB Zhang Yimou. Disponível em: < http://www.imdb.com/name/nm0955443/?ref_=nmawd_awd_nm>. Acesso em: 15 de out. 2014.
REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cultural_Chinesa> . Acesso em: 15 de out 2014.






Filmografia

Ordem cronológica

1987 - Sorgo Vermelho (Hong Gao Liang)
Torrent + Legenda

1989 - Codnome Cougar (Dai hao mei zhou bao)
Torrent

1990 - Amor e Sedução (Ju Dou)
Torrent + Legenda

1991 - Lanternas Vermelhas (Da Hong Deng Long Gao Gao Gua)
Torrent + Legenda

1992 - A história de Qiu Ju (Qiu Ju da Guan Si)
Torrent + Legenda

1994 - Uma Alma Assombrada Por Uma Pintura (Hua hun

Filme Online (legenda em inglês)
Torrent + Legenda
Link (MEGA) + Legenda

1994 - Tempos de Viver (Huozhe)
Torrent + Legenda

1995 - Operação Xangai (Yao a yao yao dao waipo qiao)
Torrent + Legenda


1997 - Keep Cool - Matenha a Calma (You hua hao hao shuo

Torrent + Legenda (Inglês e Espanhol)

1999 - O caminho para casa (Wo De Fu Qin Mu Qin)
Torrent + Legenda

1999 - Nenhum a menos ( Yi Ge Dou Bu Neng Shao)
Torrent legendado 

Torrent + Legenda

2000 - Happy Times (Xingfu Shiguang)
Torrent + Legenda

2002 - Herói (Ying Xiong)

Torrent + Legenda
Torrent + Legenda

2005 - Um longo caminho (Qian Li Zou Dan Qi)

Torrent + Legenda
Torrent + Legenda

2006 - A maldição da Flor dourada (Man cheng jin dai huang jin jia)

Torrent + Legenda
Torrent + Legenda

2009 - Uma Mulher, Uma Arma e Uma Loja de Macarrão (San Qiang Pai An Jing Qi)
Torrent  + Legenda

2010 - A árvore do amor (Shan Zha Shu Zhi Lian)
Torrent + Legenda


2011 - Flores do oriente (Jin Ling Shi San Chai)

Torrent + Legenda
Torrent + Legenda + Online Dublado


2014 - Coming Home
 (Gui Lai)
Torrent + Legenda

2016 - A Grande Muralha (The Great Wall)
Torrent + Legenda

2018 - Shadow (Ying)
Torrent + Legenda

2019 - One Second (Yi Miao Zhong)
EM BREVE



OBS: Favor comentar caso ocorra links quebrados ou indisponíveis. 



20 comentários:

  1. Sincera gratidão por ter me apresentando Zhang Yimou, pra mim, ele faz filmes como um pintor, cada cena se encaixa à outra através de um jogo, ou uma dança entre as cores e as luzes.
    Agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto muito feliz em saber que consegui contagiar mais uma pessoa em conhecer Yimou! Como eu sempre digo, ele é realmente um artista, seu amor pela ópera foi todo transformado em artes marciais. Fique a vontade para desfrutar todos os seus filmes! Bjos

      Excluir
    2. Beijos com as cores e a luz do Yimou! Agradecida!

      Excluir
  2. existe legenda em português para Uma Alma Assombrada Por Uma Pintura? gostaria muito de assistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanilde, existe sim a legenda, a que estou fazendo hahah Estou tirando o filme dividido do youtube e colocando em um só video e fazendo a legenda. Em breve eu posto ela aqui, ok?

      Excluir
    2. Oba, valeu. aguardando ansiosa aqui. boa iniciativa. *-*

      Excluir
    3. Download e legenda já disponíveis!

      Excluir
  3. Nem sei como agradecer por esse seu trabalho. Zhang é o meu diretor predileto!

    ResponderExcluir
  4. O filme que não incluiu "Codename Cougar" http://torrentking.eu/movie-1989/dai-hao-mei-zhou-bao-torrents/

    ResponderExcluir
  5. Seu blog, sua seleção de filmes, suas críticas, são todos arretados. É um dos melhores, se não o melhor blog de cinema que já vi. O ensaio de Zhang Yimou é extraordinário! Parabéns, muitos parabéns, pelo seu trabalho.

    Pelo visto, você gosta de estudar a China e o oriente. Sugestão de livros: de Jung Chang, "A Imperatriz de Ferro" e "Cisnes Selvagens".

    E obrigado pelos filmes.

    Raymundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raymundo, muito obrigada mesmo, embora estou longe de ter o melhor blog hein haha Mas Zhang Yimou é meu preferido, é bom demais compartilhar ele. Volte sempre viu! Grande abraço!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito grato!!!
    O trailer do filme Shadow me deixou pasmo com tanta beleza nas cenas...

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh finalmente encontrei Ju Dou e, de quebra, descobri esse site maravilhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá, o filme Tempo de viver não está baixando. Apenas fica conectando às pares.

    ResponderExcluir
  10. Olá, o filme "A história de Qiu Ju" está com a pasta vazia, há como reparar? Grato por seu trabalho.

    ResponderExcluir