Zhang Yimou

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Retrato de uma Jovem em Chamas (crítica e download)




Minha cara desaparecer por quase dois anos, e voltar com um comentário de romance sapatônico, né? Enfim, mas estou de volta!

Esses dois últimos anos foram de renovações na minha vida, de muitas novidades e mudanças que exigiam que me focasse em outras coisas. Me apaixonei e “desapaixonei”, voltei a estudar, comecei a bordar, enfim, tanta coisa aconteceu! Mas agora sinto que pode ser uma boa hora para retornar ao blog.



Eu iria começar este ano com Parasita, mas acho que seria obvio demais, vamos então do filme que enrolei horrores para assistir, e hoje me arrependo: Retrato de Uma Jovem em Chamas (Portrait de la jeune fille en feu, França, 2019) de Céline Sciamma.

Lembro-me da repercussão do filme no festival de Cannes do ano passado, tanto pelos comentários positivos ao filme, quanto ao relacionamento de uma das atrizes principais Adele Haenel com a diretora. Mas acredito que as criticas positivas foram o que me incentivaram assistir essa arte.

Sim, arte. O filme em si gira totalmente em torno da arte, da beleza da arte e da criação. Marienne (Noémie Merlant) é uma pintora contratada para fazer o retrato de Heloise (Adele Haenel), sem que esta saiba que está sendo retratada. O silêncio e a serenidade do filme se dá por essa constante observação da pintora para com sua musa.  A câmera conduz nosso olhar observando cada detalhe do rosto de Heloise, como se nossos olhos fossem os de Marienne. E assim como a pintora, também passamos a ficar fascinados com os mistérios que Heloise aos poucos vai se revelando.



Eu como pessoa formada em artes, não posso deixar de dizer como é delicioso ver os cenários correspondentes a um ambiente de criação. Marienne arruma a sala, cobre as janelas para controlar a entrada da luz, posiciona o cavalete. Mostra a posição correta para Heloise, escolhe a maneira correta de segurar as mãos, arruma o vestido, e se apaixona.

De forma serena, o envolvimento das duas se torna intenso, de uma forma que só o conhecimento que a intimidade trás pode proporcionar. Embora seja constante a sensação do termino, o sentimento é tão lindo que alimenta as esperanças de nós, meros mortais que acreditamos em romances puros.



Acho importante frisar, como o filme registra tão poucas imagens masculinas.  Marienne chega até a casa de Heloise por meio de um barco, onde marinheiros a levam até uma ilha próxima a costa. É apenas nesse momento que surgem homens em cena, como se a jovem pintora fosse se refugiar em uma terra como Trácia e Lesbos, onde apenas mulheres vivem. E assim continua o filme, onde em sua maior parte só a mãe de Heloise, vivida por Valerie Golino, e Sophie (Luana Bajrami) compartilham a casa com a pintora e a musa.

Estou encantada com Retrato de uma Jovem em Chamas! Encantada com a ternura, coma delicadeza e a bela sensação de que o amor pode ser infinito. Vejam!


Download




Nenhum comentário:

Postar um comentário