Zhang Yimou

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou

domingo, 8 de janeiro de 2017

Animais Noturnos (critica e download)



Animais Noturnos (Nocturnal Animals, EUA, 2016) é o segundo filme do estilista de moda Tom Ford - o primeiro é o bom Direito de Amar (A Single Man, EUA, 2009). Em uma cenografia e fotografia que tudo recorda a um catalogo de moda, com enquadramentos e zooms que delimitam o rosto da personagem principal de Amy Adams, o figurino moderno, o diretor explora uma narrativa metalinguística, onde um conto é narrado dentro de outro conto.

Susan é uma diretora de museu em crise matrimonial e existencial (refletido muito bem nos cenários escuros, amplos e vazios), e vê todos os seus problemas e sentimentos refletidos no livro que seu ex-marido lhe envia antes de publica-lo. O mesmo livro foi dedicado a ela, mesmo diante dos acontecimentos trágicos que ocorreram na ruptura do relacionamento entre os dois.


Tom Ford tenta equilibrar os sentimentos e reações da personagem ao ler o romance, que é narrado simultaneamente. A narrativa do livro é cruel, e carrega uma carga de toda a dor e ressentimento que o autor do livro em si sentia. Ao mesmo tempo, o passado de Susan e o ex-marido é revelado de forma que entendemos que toda essa crueldade e vingança que o livro passa é a vingança indireta que o autor propõe a infiel esposa.


Algumas partes do roteiro não se encaixam muito bem, e alguns caminhos (como o câncer do tenente) são apenas resoluções sem elaboração para dar continuidade no roteiro com facilidade. Entretanto o filme cumpre com a proposta: a atração pela história existe, mesmo que essa seja incomoda e perturbadora.

Download

Um comentário:

  1. É um bom filme para ser visto num sábado, garantida a diversão ao espectador. O personagem de Michael Shannon é o melhor, ele fez um ótimo trabalho. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes lançamentos em 2018 acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir