Zhang Yimou

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou

domingo, 11 de março de 2018

Noviciado (crítica e download)




Durante os festivais de cinema, sempre ocorre de alguns filmes passarem despercebidos em meio tantas produções, e por serem pequenos raramente conseguem distribuição. É o problema da indústria, o mercado que se movimenta.

Embora tenha sido premiado com o prêmio especial do júri no Sundance 2017, Noviciado (Novitiate, EUA, 2017) recebeu uma distribuição discreta pela Sony Classics. Mas não existe nada mais democrático que um torrent, certo? E assim chegou esse excelente filme até mim.



Margaret Betts escreve e dirige seu primeiro longa de forma corajosa, ao escolher um tema que cada dia se tona “obsoleto” para a época que vivemos hoje: religião. A vida de um convento de claustro durante o período do Concilio Vaticano II é explorada com vários personagens e suas relações diante de Deus e da igreja, diante da disciplina e da paixão.  Entretanto, para conduzir o nosso olhar para a direção que Margaret deseja, ela coloca Cathleen (Margaret Qualley) no centro da narrativa, uma jovem com aspirações puras e inocentes, que está em busca de um sentido maior de amor. Em contraste a essa jovem, temos a Reverenda Madre, em papel digno de quem a representou, Melissa Leo.

Essas duas personagens são ao mesmo tempo iguais e opostas. Ambas possuem a obsessão no amor que idealizaram, mas enquanto uma anseia o transcendental, o espiritual, a outra se agarra ao método, a disciplina e obediência. A diretora conseguiu com maestria, criar uma dinâmica fascinante nos conflitos internos dessas mulheres que escolheram esse caminho.


Entretanto o filme se destaca pela sua excelente contextualização do período tão revolucionário da igreja, como foi Vaticano II. Embora as resoluções ali decididas tenham ampliado a comunicação da igreja com o mundo moderno, o filme foi sincero ao afirmar como ela não foi inclusiva. Quando a Reverenda Madre diz com dor que “não fomos consultadas sobre isso” é verdadeiro e interessante. Os métodos medievais e ultraconservadores ainda reinavam pelos corredores dos conventos das religiosas, mas as revoluções trazidas pelo Concilio as rebaixaram em status de importância. Ou seja, os questionamentos existenciais das religiosas são pertinentes: porque tanto sacrifício? Porque realmente tanto dever e disciplina se somos como qualquer outro católico praticante? Há quem é esse sacrifício e amor, a Deus ou a igreja?


Noviciado é corajoso ao mostrar uma perspectiva totalmente diferente das pessoas mais afetadas durante o período histórico. É corajoso ao mostrar o vazio da existência e da ânsia por afeto que está muito além de um apelo sexual, mas apenas por contato humano. A busca pelo divino na humanidade.



Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário