Diretor: Jeroen Berkvens
Nick Drake nasceu na Birmânia (hoje Mianmar) em 1948, seu pai era engenheiro e trabalhou por lá por alguns anos, logo depois ele retornou com a família (Nick tem uma irmã mais velha) para Inglaterra. A família residia em uma vila no interior Tanworth-in-Arden em Warwickshire, onde Nick cresceu e estudou até a fase adulta. Logo depois ele e a irmã mais velha se mudaram para Londres, onde ambos entraram na Universidade de Cambridge. Nick era tido como um aluno brilhante, mas ele só tinha interesse mesmo era pela música e maconha. Faz necessário saber que o ambiente familiar dos Drake era artístico e musical: sua mãe Molly Drake cantava e componha com frequência (estão disponíveis as canções na bela voz da senhora Drake na internet). Enfim, foi na universidade onde Nick começou a compor mais, pensar só em música, e nesse mundo ele conheceu um cara que conhecia outro cara e no final das contas ele estava gravando. Veja bem, Nick Drake gravou exatamente três álbuns na sua curta carreira... Só três perfeitos álbuns.
Eu acho realmente justo e necessário falar que esse rapaz teve uma vida muito boa. Sério, seus pais e sua irmã super apoiavam ele nessa vida de música reconheciam mesmo o seu talento, ele tinha uma situação financeira de classe média alta, estudava em uma grande universidade e tal. Mas Nick era depressivo, sim, muito depressivo. Sua alma inteira está nas músicas desses três álbuns, em sequencia. Todas as experiências (no começo do abuso das drogas etc.) estão descritas em forma de poesias cantadas. Sua voz era doce e aveludada, praticamente se fundia nos acordes do seu violão intenso. Ouvir Nicke Drake para mim, é ouvir pura emoção, a emoção desse rapaz de vida tão curta, 26 anos.
E ai entra esse documentário de 2000 (embora as gravações aparentem ser de mais tempo atrás), onde toda essa curta vida é desvendada. A palavra é realmente essa, desvendada ou descoberta, porque Nick Drake esteve assim tão apagado por muitos anos, e ainda é. Mesmo que seja considerado um dos melhores artistas característico do estilo folk que já existiu.
Esse filme trata de entrevistas com a irmã Gabrielle Drake, o áudio dos pais, produtores, músicos, amigos de faculdade e outras pessoas que viveram com ele. Uma coisa é importante saber, não existe nenhum tipo de gravação em vídeo de Nick. Exatamente nenhum! Fotos sim, o suficiente para conhecê-lo, mas nenhum vídeo. Isso porque ele era uma pessoa extremamente fechada e tímida, e não gostava de exposições. E outra coisa, ele se apresentou em público uma única vez, e nunca mais o fez porque se irritava de como as pessoas não prestavam atenção na música. Ou seja, uma pessoa totalmente singular, com grande personalidade e estilo próprio. Um artista que componha e tocava com perfeição, mas que não aguentou a pressão do não reconhecimento.
O documentário é curto (50 minutos aproximadamente), para quem gosta de boa, muito boa música da terra inglesa. Com relatos que são pessoais e que nos fazem entrar na pele desse rapaz tão complicado. A fotografia é simples, mas lindíssima, com as paisagens do interior da Inglaterra na terra natal de Drake.
Download
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4Bv5lyPhjHA
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4Bv5lyPhjHA
Torrent da discografia de Nick Drake: http://folknblues1.blogspot.com/2014/06/nick-drake.html
Abraços!

Nenhum comentário:
Postar um comentário