Zhang Yimou

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou

segunda-feira, 13 de março de 2017

A Criada (crítica e download)




Não existem pessoas com a melhor capacidade de criar filmes sobre vingança do que os coreanos, fato. Inegável que essa fama surgiu por meio de Park Chan-Wook, que no inicio dos anos 2000 apresentou sua magnum opus Trilogia da Vingança, com os excelentes Senhor Vingança, Oldboy e Lady Vingança. Após esses filmes, o cinema coreano foi apresentado internacionalmente definitivamente no setor do suspense, com excelentes projetos posteriores. 

Park Chan-Wook é o cara. Assim como Tarantino, o diretor coreano usa a violência como suporte para a narrativa, mas ela não se finaliza em si mesma. Ambos os diretores a utilizam como uma característica estética para a criação do filme.  Vingança é violência, e para Park isso é levado muito a sério, mesmo que não seja obvia.



Em A Criada (Ah-ga-ssi, Coreia do Sul, 2016), a violência psicologia e emocional é constante. Com estreia em Cannes no ano passado, este é o filme mais leve do diretor, e o mais bem produzido em termos de estética. Inspirado no livro Fingersmith de Sarah Waters, Park criou um roteiro com estilo pessoal em cada momento, e sua versão final extremamente criativa não permite que você sinta às duas horas e meia de duração desperdiçadas.

A narrativa apresenta a jovem Sookee (Kim Tae-ri) que é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista (Jung-woo Ha) planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko. Vale ressaltar que no ocidente a tradução do titulo foi mal empregada: Ah-ga-ssi em coreano significa Senhorita, ou seja, Lady Hideko. Por motivos talvez estéticos da sonoridade do título, o ocidente adotou The Handmaiden, ou seja, a serva Sookee.



Park apresentou personagens tão bem construídos, com a escolha do elenco perfeita. Detalhe para a estreante Kim Tae-ri, que em um grupo de 1500 mulheres foi escolhida pelo diretor em menos de cinco minutos de audição, é uma atriz completa com tamanha espontaneidade que dificilmente se vê em atrizes de longa carreira. A química desta com os veteranos Kim Mim-Hee e Jung-woo Ha torna o brilhantismo do filme ainda maior.

Detalhe para o trabalho do diretor de fotografia Chung-hoon Chun, que construiu um trabalho maravilhoso com enquadramentos lindíssimos. O trabalho dele foi bem auxiliado com os figurinos de qualidade visível e as cores do cenário que tornam a mansão charmosamente sombria.


A Criada não é apenas um filme com roteiro intrigante e reviravolta prazerosa de assistir. Park se preocupou de colocar a narrativa do ponto de vista feminino, com sentimentos de mulheres que vivem em um mundo opressor, em um país em processo de identificação nacional. E para exaltar mais ainda a presença delas, ele cria personagens masculinos que levados pelo desejo e ganancia beiram ao patético. Park apresentou sinais dos acontecimentos que se seguiriam durante toda a narrativa, tudo claramente aos olhos do personagem do Conde. Mas este, com sua vaidade, desejo e a descrença na inteligência da mulher não viu o que era obvio. 

O diretor disse em entrevista que seu objetivo era criar um filme feminista, e conseguiu de alguma forma. Embora as cenas de sexo sejam idealizadas (como toda e qualquer cena de sexo no cinema), acredito que conseguiu manter o tom de erotização necessário no nível correto.  Seria hipócrita e realmente machista se Park colocasse somente a personagem Lady Hideko excitando os homens (como o objeto que ela representa) e não apresentasse cenas sinceras da mesma sentindo prazer.  Ao final, a vitória feminina não é algo forçado, é algo digno da força que essas personagens apresentam, e a força das mesmas em vencer as barreiras.


Ultimo comentário a respeito da trilha sonora de Yeong-wook Jo, uma das melhores que já vi em aspecto de harmonia com o filme.


Download
Torrent + Legenda
Online


Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário