Zhang Yimou

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou

sábado, 12 de agosto de 2017

Z: A Cidade Perdida (critica e download)




Z: A Cidade Perdida (The Lost City of Z, EUA, 2016) é daqueles filmes de orçamento bem considerável, que ninguém viu ou não gostou. Infelizmente ninguém viu. Isso porque o seu tema e a maneira bastante introspectiva que James Gray aborda a vida de Percival Fawcett, não é para todos os públicos.

Embora a retratação do que o explorador inglês passou na selva nem de longe demonstrou o que realmente deve ter sido, o filme não se foca em momentos de ação ou aventuras fantasiosas, visto o fato de que o explorador buscava uma cidade perdida.

Trata-se de uma singela reflexão de como o eurocentrismo ocorre continuamente sobre os povos ditos "primitivos", de como a cultura do homem branco insiste em se colocar superior a todo o resto. 


Percival Fawcett adentrou a Amazônia em uma luta interior na missão de resgatar respostas para as insuficientes verdades que seu mundo possuía, e foi no lugar mais inesperado que ele conseguiu encontrar.

Os diálogos do filme são formidáveis, assim como a sensibilidade que o diretor teve para passar a vida dos índios, de forma que estes em nenhum momento fossem inferiorizados. Inferiores e ridículos eram as discussões dos homens brancos e suas convicções de raça superior.

De bom gosto visível, James Gray opta por utilizar efeitos gráficos na construção da selva, e por manter uma tonalidade muito saturada das cores. Além de utilizar um elenco realmente indígena e utiliza da língua nativa nos momentos que estes aparecem.


Sendo mais um projeto da produtora Plan B de Brad Pitt, Z é um ótimo exemplar de como filmes de grande orçamento podem ser mais que um mero instrumento de entretenimento, e que apesar da visão fechada e intolerante de muitos, pode servir de alento a outras que estão abertas a tudo.

Download



Nenhum comentário:

Postar um comentário