Zhang Yimou

Biografia e Filmografia (download) de Zhang Yimou

domingo, 14 de junho de 2015

Lanternas Vermelhas (crítica e download)


No ano de 2010, o Balé Nacional da China se apresentou na minha cidade, com o espetáculo Lanternas Vermelhas. Dirigido pelo próprio Zhang Yimou, na época eu ainda estava descobrindo o seu universo, e só fui saber mais tarde que existia um filme do qual foi derivado à peça. Da mesma emoção que senti ao ver o espetáculo, senti ao ver o filme.

Lançado em 1991, o filme trás Gong Li como a protagonista, em um dos filmes mais conhecidos do diretor e mais estimados. Ganhou uma infinidade de prêmios, inclusive o Leão de Prata e o FIPRESCI no Festival de Veneza 1991

Retornando a China de tempos atrás, Zhang Yimou este ambiente para os conflitos que pretende tratar. Nos créditos iniciais ouvimos a música que seria marcante durante todo o filme, pois os conflitos do drama seriam sempre embalados por essa melodia forte e estridente. A personagem principal é apresentada em uma tomada longa, em que em seu monologo já direciona o conflito que o filme trata de abordar: a obrigação do casamento. Zhang a coloca diante da câmera sem que a mesma olhe para o espectador, enquanto acompanhamos a resignação diante da inferioridade das mulheres na sociedade chinesa. É visível como o diretor sempre se preocupou que seus filmes tivessem como protagonistas mulheres: sempre discutindo o valor da mulher na China desde os tempos passados, se estendendo desde o enfrentamento à dura tradição chinesa aos tempos atuais, nos quais tem desempenhado importante ferramenta de alcance ao crescimento do país.


Repetindo a questão do casamento, assim como em Sorgo Vermelho, o desfecho trágico do cortejo matrimonial não é encontrado em Lanternas Vermelhas. Agora acompanhamos a protagonista que surge em roupas típicas de estudantes e caminha sozinha para a casa do futuro marido. Assim, Zhang apresenta sem que isso seja dito pela boca de personagens a personalidade da heroína. Uma mulher altiva que segue a tradição contra sua própria vontade.

O drama da personagem Songlian (Gong Li), é passado nos anos vinte. Essa jovem se torna a quarta esposa de um homem rico, passa a viver em sua casa em que cada uma das esposas possui sua própria residência. A questão da inferioridade da mulher se inicia primeiramente quando se percebe que as mulheres não tem seu nome dito, é “a primeira esposa”, a “segunda esposa”. Zhang Yimou introduz o espectador ao filme identificando que o universo é apenas a residência do homem rico. Aquele é o único universo que essas mulheres conhecem, e por ele disputam espaço. O filme é dividido nas quatro estações do ano, e de certa forma cada estação reflete a personalidade dessas quatro esposas. O inverno é a primeira esposa, fria, seca e distante; o outono se materializa na segunda esposa, na meia idade luta por negar a infertilidade decorrente do tempo; a primavera é a terceira esposa, bela e harmoniosa, artista e encantadora; o verão é a quarta esposa (Songlian), jovem, fresca e quente.

Mesmo trabalhando em cenas muito longas, com enquadramento fixo, ele utiliza novamente a cor vermelha como a marca que simboliza o drama em Lanternas Vermelhas. Assim como a música, a cor se encontra nos momentos mais conturbados: as lanternas que iluminam a casa da esposa escolhida da noite é a alimentação do ódio entre as mulheres. Assim ocorre durante a primeira noite de Songlian (Gong Li) com o marido, em que o vermelho da fotografia é saturado, em comparação com as outras cenas. Também acontece no figurino, quando alguma das esposas começa alguma manifestação conflituosa, o vermelho está presente (como acontece quando a terceira esposa, Meishan canta no telhado para acordar a jovem noiva, ou quando Songlian interroga e maltrata sua serviçal). O vermelho é a cor do ciclo interminável da vida dessas mulheres e conflito de final trágico inevitável desse universo. O término é, na verdade, o retorno ao início, com a personagem vestindo as mesmas roupas nas quais o vermelho, demarca a repetição do ciclo.


Característica muito explorada pelo autor é a origem ordinária de conflitos violentos. Em Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao fao gua, China, 1991), tudo gira em torno de uma massagem nos pés, que a esposa escolhida pelo senhor receberia antes do mesmo passar a noite com ela. E dessa forma, Zhang transforma esse simples ato na forma de hierarquização e dominância masculina. São traições e brigas que ocorrem entre as mulheres, que nem ao menos o senhor está presente. Além disso, o diretor discute a questão da forte tradição que ainda enraíza a sociedade chinesa, o machismo.

Tudo isso é mesclado com uma trilha sonora inconfundível e inesquecível. Defino o filme simplesmente como uma poesia e uma pintura em movimento.


Download

Filme Online (Youtube):


Nenhum comentário:

Postar um comentário