Zhang Yimou
Texto por Cybele Nascimento
Zhang Yimou é um dos percussores do movimento da Quinta Geração, que viria a ser o inicio do “cinema novo” chinês, surgido com a primeira turma da reaberta Academia de Cinema de Pequim em 1976. Importante referência ao cinema oriental, o diretor se tornou destaque internacional por filmes expositivos da realidade da China pós-Revolução Cultural.
Nasceu na cidade de Xian, em 1951. Vindo de uma família aristocratística de militares nacionalistas do partido Kuomintang, passou os medos e a exposição de ser do ramo da sociedade que foi perseguido pela ascensão do Partido Comunista na China e a seguinte Revolução Cultural, que o teria marcado por toda sua vida, e que se reflete ativamente em seu trabalho.
Passou dificuldades financeiras antes da fama: abandonou a escola, e durante a adolescência trabalhou em uma plantação de algodão, e logo depois na indústria têxtil. Autodidata, pintava telas e começou a praticar fotografia, chegando a vender o próprio sangue para conseguir comprar a primeira câmera.
Passou dificuldades financeiras antes da fama: abandonou a escola, e durante a adolescência trabalhou em uma plantação de algodão, e logo depois na indústria têxtil. Autodidata, pintava telas e começou a praticar fotografia, chegando a vender o próprio sangue para conseguir comprar a primeira câmera.
"Eu não sou Ang Lee que conhece tanto o mercado ocidental e o gosto das audiências ocidentais".
Idealizada pelo revolucionário Mao Tse-tung nos anos sessenta, a Revolução Cultural surgiu em consequência da campanha Grande Salto para a Frente (1958-1960), que pretendia industrializar a modernizar o país em poucos anos. Entretanto, esse plano se iniciou falho, ao obrigar que camponeses se juntassem em grandes comunas agrícolas, instalando siderúrgicas de tecnologia bastante rudimentares em todo o país, principalmente em locais remotos. O resultado foi catastrófico, pois milhões de camponeses morreram de fome e a economia sofreu uma desorganização total.
A campanha foi motivo de intensas criticas por parte da população, o que consequentemente levou o país a uma série crise social, e a manifestações e rebeliões do povo chinês. Nesse momento, o Partido Comunista preocupado com a situação, partiu para a defesa, tentando evitar qualquer traço que levasse ao antigo regime capitalista. Assim surgiu o que seria a Grande Revolução Cultural Proletária, que tinha como principais militâncias a juventude acadêmica das universidades do país. O arrebatamento dos jovens foi bem sucedido, e logo o governo da China possuía um grupo popular suficiente para controlar as insatisfações e defender o Partido de quaisquer manifestações contrarias.
Zhang Yimou e Gong Li nos anos oitenta.
Além das questões políticas da Revolução, o movimento procurou limpar as “impurezas” culturais do país. Milhares de templos religiosos foram destruídos, como também livros e filmes foram proibidos. Intelectuais e professores foram presos ou mortos, chegando ao ponto de poucas universidades chinesas ainda estarem de pé. Esta parte da história é constantemente remetida nos filmes de Yimou, tendo o mais recente Coming Home (Gui Lai, China, 2014) um exemplo, e principalmente Tempo de Viver (Hoozhe, China, 1994). O que a China hoje chama de os “dez anos perdidos”, viria ser uma importante face da história do país, e que seu fim culminaria com a morte de Mao Tse-tung em 1976.
Neste mesmo ano, depois dos dez anos sem nenhuma produção cinematográfica ou demanda de ensino, a Academia de Cinema de Pequim abriu concurso para 30 alunos. A procura foi tão grande que mais de três mil candidatos se inscreveram para concorrer à vaga. Eram pessoas sem nenhum tipo de escolaridade, todos operários e camponeses que viram no curso uma oportunidade para mudar de vida. Zhang Yimou que ainda trabalhava na indústria têxtil nesse período, já alcançava 27 anos, um ano a mais do que permitia o edital. Montando um portfólio com suas fotografias, e vídeos amadores, conseguiu uma vaga no curso de cinegrafista. Entre seus colegas estavam Chen Kaige de Adeus, Minha Concubina (Ba Wang Bie Ji, China, 1993) e Tian Zhuangzhuang de O Sonho Azul (Lan Feng Zheng, China, 1993)2 e o compositor Jiping Zhao que viria a trabalhar com Yimou na maioria de seus filmes.
É fato entender que a academia fora reaberta unicamente pela necessidade do governo chinês em produzir propagandas políticas que facilitassem a nova abertura do governo para o mundo, e por entender a necessidade de se modernizar. A maioria dos professores estavam presos, ou não serviam para lecionar o que viria ser a nova leva de diretores chineses. Com a falta de corpo docente e principalmente de estrutura material para o ensino, os alunos precisavam aprender e buscar conhecimento sobre cinema sozinhos, passando a dedicar horas assistindo filmes do arquivo nacional.
A aprendizagem viria com produções soviéticas e americanas, europeias e japonesas, assim como os clássicos chineses de antes do período amargo da Revolução Cultural. Segundo Chen Kaige, os filmes da época revolucionária e os americanos não eram suficientes: “Não gostávamos muito de Hollywood. A história era demasiada bem ‘cosida’, não era muito verdadeira. Detestávamos os filmes de Yunan. Mas redescobrimos o nosso cinema, o dos anos 30 e 40”. (KAIGE apud SOUSA, 2014).
A característica principal dos alunos dessa turma seria a de entender e saber driblar a forte censura do Partido Comunista. Entretanto para Zhang Yimou em seus primeiros filmes seria importante que a história fosse repassada, para então se focalizar no presente do país da época.
Caricatura comemorativa das Olimpíadas de Pequim de 2008, onde Zhang Yimou dirigiu a cerimônia de abertura.
Assim começa com Sorgo Vermelho (Hong Gao Liang, China, 1987), filme com temática histórica, e tem o roteiro adaptado da obra de Mo Yan (Guan Moye), escritor chinês que no ano de 2012 ganhou o Nobel de Literatura. Abordando o período de invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, Zhang Yimou reconstrói a pobreza do povo chinês, em contraponto com a crueza dos atos japoneses. Narrado pelo neto da protagonista (no caso personagem de Gong Li, primeiro filme da parceria de anos entre o diretor e a atriz), o filme trabalha com uma edição em que não se é especifico a passagem de tempo, mas com uma transição organizada, bem orientada para o espectador e esteticamente bela para a chegada inesperada dos japoneses, que destroem a harmonia do pequeno universo camponês que Zhang constrói.
"Para fazer arte, deve-se sempre lembrar: temas de pessoas na miséria têm significados profundos".
Trazendo a cor que define o filme no título, o vermelho seria a marca deste e dos próximos filmes históricos do diretor, Amor e Sedução (Ju Dou, China, 1990) e Lanternas Vermelhas (Da Hong Deng Long Gao Gao Gua, China, 1991), que trazem o vermelho como a cor dos ambientes e da vida das pessoas retratadas. Não é só o sorgo das plantações ou as lanternas da casa das esposas que o vermelho representa, mas principalmente o sangue dos violentos fatos narrados, visto que todos terminam em tragédias. Essa utilização da fotografia com cores saturadas e com aparência tão “pictórica” viria ser a característica mais visível nas obras do autor. Além de identificar como uma das principais tendências e influências que o cinema da quinta geração adquiriu do cinema americano, que foi o aprimoramento na direção de fotografia.
Outra forte tendência e característica que viria a ser visível nos trabalhos de Zhang é a admiração pela Ópera de Pequim. Os filmes teriam detalhes e cenas em longas tomadas e câmeras lentas, sempre envoltas em músicas densas e singulares, criando imagens operísticas. Tal admiração foi o que levou o autor passar o filme Lanternas Vermelhas para um espetáculo de balé, sob sua direção no Balé Nacional da China.
No ano de 1999, o diretor apresentou o que seria o seu "ultimo filme social", o belíssimo Nenhum a Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao, China, 1999). Bastante premiado, após este Zhang não apresentaria novamente a simplicidade do povo como temática de suas produções, e passando a se dedicar a filmes mais elaborados tecnicamente. Com Herói (Ying Xiong, China, 2002) passa a demonstrar sua nova faceta, em que as artes marciais se tornam danças em um balé operístico, com cenários, figurinos e fotografia perfeitos.
"As pessoas na miséria é o que mais importa na arte".
Entretanto, como em diversas entrevistas o próprio autor define, não acredita que houve mudanças, mas apenas aperfeiçoamentos. Enfim, o fato é que mesmo com mudanças, a qualidade ainda é visível e admirável.
Referências
MARTIN, Marcel.; NEVES, Paulo; SCHVARTZMAN, Sheila. A linguagem cinematográfica. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011. 303 p. ISBN 9788511220278.
SAFFIOTI, H. I.B. Ontogênese e filogênese do gênero: ordem patriarcal de gênero e a violência masculina contra mulheres. Série Estudos e Ensaios -FLACSO-Brasil. Rio de Janeiro, Jun. 2009. Disponível em: <http://www.flacso.org.br/portal/pdf/serie_estudos_ensaios/Heleieth_Saffioti.pdf>. Acesso em: 15 de out. 2014.
SOUSA, P. T. A Quinta Geração: para a Cloro por tudo. Disponível em: <http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=1&doc=6998&mid=2>. Acesso em: 15 de out. 2014.
IMDB Zhang Yimou. Disponível em: < http://www.imdb.com/name/nm0955443/?ref_=nmawd_awd_nm>. Acesso em: 15 de out. 2014.
REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cultural_Chinesa> . Acesso em: 15 de out 2014.
Filmografia
Ordem cronológica
1987 - Sorgo Vermelho (Hong Gao Liang)
Torrent + Legenda
1989 - Codnome Cougar (Dai hao mei zhou bao)
Torrent
1990 - Amor e Sedução (Ju Dou)
Torrent + Legenda
1991 - Lanternas Vermelhas (Da Hong Deng Long Gao Gao Gua)
Torrent + Legenda
1992 - A história de Qiu Ju (Qiu Ju da Guan Si)
Torrent + Legenda
1994 - Uma Alma Assombrada Por Uma Pintura (Hua hun)
Filme Online (legenda em inglês)
Torrent + Legenda
Link (MEGA) + Legenda
1994 - Tempos de Viver (Huozhe)
Torrent + Legenda
1995 - Operação Xangai (Yao a yao yao dao waipo qiao)
Torrent + Legenda
1997 - Keep Cool - Matenha a Calma (You hua hao hao shuo)
Torrent + Legenda (Inglês e Espanhol)
1999 - O caminho para casa (Wo De Fu Qin Mu Qin)
Torrent + Legenda
1999 - Nenhum a menos ( Yi Ge Dou Bu Neng Shao)
Torrent legendado
Torrent + Legenda
2000 - Happy Times (Xingfu Shiguang)
Torrent + Legenda
2002 - Herói (Ying Xiong)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda
2005 - Um longo caminho (Qian Li Zou Dan Qi)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda
2006 - A maldição da Flor dourada (Man cheng jin dai huang jin jia)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda
2009 - Uma Mulher, Uma Arma e Uma Loja de Macarrão (San Qiang Pai An Jing Qi)
Torrent + Legenda
2010 - A árvore do amor (Shan Zha Shu Zhi Lian)
Torrent + Legenda
2011 - Flores do oriente (Jin Ling Shi San Chai)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda + Online Dublado
2014 - Coming Home (Gui Lai)
Torrent + Legenda
2016 - A Grande Muralha (The Great Wall)
Torrent + Legenda
2018 - Shadow (Ying)
Torrent + Legenda2000 - Happy Times (Xingfu Shiguang)
Torrent + Legenda
2002 - Herói (Ying Xiong)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda
2005 - Um longo caminho (Qian Li Zou Dan Qi)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda
2006 - A maldição da Flor dourada (Man cheng jin dai huang jin jia)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda
2009 - Uma Mulher, Uma Arma e Uma Loja de Macarrão (San Qiang Pai An Jing Qi)
Torrent + Legenda
2010 - A árvore do amor (Shan Zha Shu Zhi Lian)
Torrent + Legenda
2011 - Flores do oriente (Jin Ling Shi San Chai)
Torrent + Legenda
Torrent + Legenda + Online Dublado
2014 - Coming Home (Gui Lai)
Torrent + Legenda
2016 - A Grande Muralha (The Great Wall)
Torrent + Legenda
2018 - Shadow (Ying)
2019 - One Second (Yi Miao Zhong)
EM BREVE
OBS: Favor comentar caso ocorra links quebrados ou indisponíveis.
Sincera gratidão por ter me apresentando Zhang Yimou, pra mim, ele faz filmes como um pintor, cada cena se encaixa à outra através de um jogo, ou uma dança entre as cores e as luzes.
ResponderExcluirAgradecida
Eu me sinto muito feliz em saber que consegui contagiar mais uma pessoa em conhecer Yimou! Como eu sempre digo, ele é realmente um artista, seu amor pela ópera foi todo transformado em artes marciais. Fique a vontade para desfrutar todos os seus filmes! Bjos
ExcluirBeijos com as cores e a luz do Yimou! Agradecida!
Excluirexiste legenda em português para Uma Alma Assombrada Por Uma Pintura? gostaria muito de assistir
ResponderExcluirOlá Ivanilde, existe sim a legenda, a que estou fazendo hahah Estou tirando o filme dividido do youtube e colocando em um só video e fazendo a legenda. Em breve eu posto ela aqui, ok?
ExcluirOba, valeu. aguardando ansiosa aqui. boa iniciativa. *-*
ExcluirDownload e legenda já disponíveis!
Excluirmuito obrigada <3
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirNem sei como agradecer por esse seu trabalho. Zhang é o meu diretor predileto!
ResponderExcluirValeu
ResponderExcluirO filme que não incluiu "Codename Cougar" http://torrentking.eu/movie-1989/dai-hao-mei-zhou-bao-torrents/
ResponderExcluirObrigada! Já esta atualizada a lista!
ExcluirSeu blog, sua seleção de filmes, suas críticas, são todos arretados. É um dos melhores, se não o melhor blog de cinema que já vi. O ensaio de Zhang Yimou é extraordinário! Parabéns, muitos parabéns, pelo seu trabalho.
ResponderExcluirPelo visto, você gosta de estudar a China e o oriente. Sugestão de livros: de Jung Chang, "A Imperatriz de Ferro" e "Cisnes Selvagens".
E obrigado pelos filmes.
Raymundo
Oi Raymundo, muito obrigada mesmo, embora estou longe de ter o melhor blog hein haha Mas Zhang Yimou é meu preferido, é bom demais compartilhar ele. Volte sempre viu! Grande abraço!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito grato!!!
ResponderExcluirO trailer do filme Shadow me deixou pasmo com tanta beleza nas cenas...
Ahhhh finalmente encontrei Ju Dou e, de quebra, descobri esse site maravilhoso. Parabéns!
ResponderExcluirOlá, o filme Tempo de viver não está baixando. Apenas fica conectando às pares.
ResponderExcluirOlá, o filme "A história de Qiu Ju" está com a pasta vazia, há como reparar? Grato por seu trabalho.
ResponderExcluir